Como saber se o meu filho está bem emocionalmente?

Nem sempre o bem-estar emocional é visível à primeira vista. Mas há sinais no dia a dia que podem ajudar a perceber como está o mundo interno do seu filho.

Mostra emoções (mesmo as difíceis)?

Uma criança emocionalmente saudável não está sempre feliz mas sente-se segura para chorar, frustrar-se, mostrar medo ou entusiasmo. Quando há contenção emocional constante, isso pode ser sinal de alerta.

Consegue acalmar-se com ajuda?

É normal as crianças precisarem de apoio para regular as emoções. Se, com o tempo, aprendem a acalmar-se com a sua presença e contenção, isso mostra desenvolvimento emocional saudável.

Relaciona-se com outras crianças e adultos?

As relações interpessoais são espelhos emocionais. Uma criança que brinca, partilha, ri e também discute, está a experimentar o mundo social de forma funcional.

Tem interesses, curiosidade e energia?

A perda de prazer, o isolamento, ou uma mudança repentina no apetite ou sono podem ser sinais emocionais encobertos.

Como reage à frustração?

Todos os miúdos fazem birras. O que importa é a frequência, a intensidade e a capacidade de recuperação. Se a frustração paralisa ou gera medo constante, merece atenção.

Lembre-se: não precisa de um comportamento “perfeito”. O mais importante é perceber se há espaço seguro para sentir, expressar e reparar.

Partilhe com alguém que também se preocupa com o bem-estar emocional dos filhos.

Caso exista preocupação com o bem-estar emocional da criança, ou surjam dúvidas relacionadas com a parentalidade, poderá enviar mensagem para agendar uma consulta infantil ou uma sessão de aconselhamento parental.

Estamos disponíveis para o apoiar neste caminho em Lisboa e Online para todo o mundo!


Anterior
Anterior

"Porque é que me sinto sempre ‘menos’ do que os outros?"

Próximo
Próximo

Reage como adulta, mas sente como criança? Esta é a razão.