Porque é que estou sempre cansado (mesmo depois de dormir)?

Dormir 7 ou 8 horas e, mesmo assim, acordar cansado(a)? Esse é um dos sintomas mais reportados hoje em dia e nem sempre está ligado à qualidade do sono em si.

A fadiga persistente pode ter múltiplas causas, e muitas delas estão ligadas a factores psicológicos e emocionais.

Segundo a investigação em psicologia da saúde e neurociência, algumas das principais causas incluem:

Sobrecarga mental crónica:
Mesmo em descanso físico, a mente continua ativa- preocupações, tarefas pendentes, exigências internas. O corpo dorme, mas o cérebro não recupera.

Stress prolongado:
O stress constante ativa o sistema nervoso simpático, mantendo o organismo em estado de alerta. Com o tempo, isto desgasta a regulação hormonal, levando à sensação de esgotamento.

Ansiedade ou depressão mascarada:
Ambas podem manifestar-se sob a forma de cansaço, desmotivação e dificuldade de concentração: mesmo sem sintomas emocionais óbvios.

Falta de recuperação emocional:
Não basta dormir. É preciso ter momentos de prazer, descanso psicológico e conexão humana. Sem isso, o descanso nunca é “completo”.

Desalinhamento entre vida pessoal e valores:
Viver em modo automático, sem propósito claro ou sentido nas actividades diárias, contribui para uma fadiga existencial silenciosa.

Este cansaço tem causa: e, muitas vezes, tem solução. O acompanhamento psicológico pode ajudar a identificar e tratar a origem deste esgotamento invisível! Agenda hoje a tua consulta Online ou em Lisboa.


Anterior
Anterior

Despersonalização e Desrealização: quando a realidade parece distante

Próximo
Próximo

“Só mais uma aposta…” ou o início de um ciclo difícil de parar?"