Despersonalização e Desrealização: quando a realidade parece distante

Por vezes, algumas pessoas descrevem a sensação de estarem “fora de si” ou de que “o mundo à volta parece estranho”. Estes fenómenos chamam-se despersonalização e desrealização.

São experiências em que pode surgir a impressão de estar a observar a própria vida como um espectador, ou de que o ambiente parece irreal, como se tudo fosse visto através de um vidro ou de um sonho.

Podem ocorrer em momentos de ansiedade intensa, stress elevado, fadiga, ou após experiências traumáticas. Em muitos casos são transitórios, mas quando persistem ou causam grande sofrimento podem fazer parte de um quadro clínico chamado Perturbação de Despersonalização/Desrealização.

O que a ciência nos diz:
• Estas experiências estão relacionadas com alterações temporárias na forma como o cérebro processa emoções e perceção.
• Podem surgir como um mecanismo de defesa psicológico, quando o organismo se “desliga” perante situações emocionalmente sobrecarregantes.
• A psicologia, em particular abordagens como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), tem evidência científica na ajuda ao tratamento.

Sentir despersonalização ou desrealização não significa estar a enlouquecer. - são fenómenos reconhecidos pela Psicologia e passíveis de serem compreendidos e tratados.

Procurar ajuda psicológica pode ser um passo essencial para lidar com estes sintomas e recuperar qualidade de vida!


Próximo
Próximo

Porque é que estou sempre cansado (mesmo depois de dormir)?